<$BlogRSDUrl$>

2011/11/30

Os Smashing Pumpkins vêem a Portugal (outra vez) 

Em tempos que já lá vão, por alturas do Siamese Dreams, os Smashing Pumpkins foram uma das minhas bandas preferidas. Depois foram descendo cada vez mais profundamente na maluquice do Billy Corgan e ficando mais Mainstream, e eu fui perdendo o interesse. Ainda aturei o Mellon Collie e depois simplesmente deixei de ligar. Os discos seguintes e o visual associado de neo-gótico de pacotilha mataram o meu interesse.

Vi a banda ao vivo 3 vezes. A primeira, em 1996, foi um concerto verdadeiramente inesquecível na já defunta praça de touros de Cascais, à chuva e a chapinar na lama que se tinha tornado a arena. A segunda foi na Aula Magna, em 1998. Lembro-me que foi muito difícil arranjar bilhetes, porque a banda queria propositadamente tocar em salas mais pequenas. Foi também muito bom, com a sala cheia de fiéis que se tinham esforçado para arranjar os bilhetes (filas à porta da FNAC, etc...). A última foi no estádio do Restelo, em 2000. Mal me lembro deste último concerto, já na fase de declínio. Não deve ter sido grande coisa, pois não deixou a sua "pegada ecológica" na minha memória.

Mais tarde, apenas por respeito à ideia que tinha do Billy Corgan, e a título de mera curiosidade, ainda larguei uns euros para ver os Zwan no Coliseu. Lembro me mal do concerto, deve ter sido tão bom ou tão mau como o dos Pumpkins no Restelo em 2000 que nem ficou a memória.

Foi assim que, quando soube que os Pumpkins vinham outra vez este ano ao Coliseu, não manifestei qualquer entusiasmo. Quando me dispus a verificar os bilhetes (caros) na ticketline, dei de caras com um concerto esgotado. Afinal, ainda há muitos fiéis com paciência para o Sr. Corgan ou com vontade de reviver a juventude perdida na década de 90.

Entretanto abriu outra data, e dei por mim a pensar se também queria ir reviver a juventude. Uma rápida pesquisa pela net fez me ver que afinal estes Pumpkins são só o Billy Corgan e outros músicos, não tendo mais ninguém da banda original. Aparentemente, o homem ainda vai tocando uma parte do material antigo nos concertos, outra coisa não seria de esperar, duvido que haja assim tantos fãs interessados em material novo. Porém parece que evita propositadamente os maiores sucessos e as canções do Mellon Collie (vá se lá saber porquê...)

Fiquei a pensar se me apetecia ir, mas no fim o preço dos bilhetes e o facto de não querer estragar as boas memórias de concertos passados levaram me a deixar passar esta oportunidade. Espero que o concerto seja bom e que a malta do meu "escalão etário" que lá for volte satisfeita, mas este não é para mim...


This page is powered by Blogger. Isn't yours?