<$BlogRSDUrl$>

2011/04/27

Zeca Afonso - Maior que o Pensamento 

Passou na RTP nos últimos 3 dias, integrado nas comemorações do 25 de Abril, o documentário “Maior que o Pensamento”. Na forma, nada de especial. Pessoas que viveram os acontecimentos a darem o seu testemunho conjugadas e sobrepostas a imagens da época. O “chapa 3” dos documentários.

E no entanto, apesar de “chapa 3” valeu bem a pena ver os 3 episódios. O Zeca Afonso sobressaía ao mesmo tempo como uma pessoa muito humana e “larger than life”. E para mim, que sou da geração pós-25/04 e que nunca me debrucei de forma alguma sobre a música do Zeca Afonso (se calhar por falta de “politização”, conhecia apenas de longe 2 ou 3 cantigas), sobressaiu também a qualidade da música, e a capacidade que a mesma tem, ainda hoje, de nos emocionar e de nos mover.

Será essa capacidade universal, ou é só por nós Portugueses, mesmo os que não viveram essa época, a termos ainda muito profundamente gravada em nós?

Em jeito de nota de rodapé, nalgumas fotos da época é quase impossível distinguir o verdadeiro Zeca do seu “mero sucedâneo” actual, o Falâncio dos Homens da Luta...


This page is powered by Blogger. Isn't yours?