<$BlogRSDUrl$>

2007/03/13

Outro You Tube 

Hoje passei o dia a ouvir o novo álbum dos Clap Your Hand Say Yeah - Some Loud Thunder. Não constitui grande surpresa em relação ao álbum anterior mas é viciante. Tentei procurar no You Tube algum clip da minha canção favorita, sem sucesso. Mas os caminhos da net são infinitos e já há uma hype machine que partilha os mp3 publicados em blogs. Podem ser ouvidos, não descarregados e dá expressão aqui ao meu mais recente vício - Mama, Won't You Keep Those Castles In The Air & Burning?


2007/03/12

While my eyes go looking for flying saucers in the sky 

O último concerto que assisti foi da Cibele no Santiago. Simpático, sem ser memorável, fez-me lembrar Smoke City e uma viagem recente a Londres, cidade do mau tempo e microcosmos culturais. O concerto em si não me desperta grande vontade de escrever, mas antes uns comentários que Cibele ia soltando ao longo da performance. Londres é cinzenta e sobre populada. Os transportes são caros e as pessoas não se afastam na rua (algo a ver com o perimetro pessoal que aqui é invadido porque há tanta gente). Dizia Cibele que o que a faz ficar passados 10 anos são os microcosmos: bairros que continuamente se vão reinventado, apesar de uma Oxford Street cheia de autocarros e gente (só em Londres para encontrar polícias para acelerar o tráfego... de pessoas ... "keep walking!"). São pequenas supresas que te fazem descobrir um excelente cheesecake no spitalfields market, ou velhas lojas de discos no Soho, livrarias em Notting Hill, enfim, prazeres.

As cidades grandes são para descobrir a pé e a pé ao som de música. As batidas marcam as passadas e os locais ficam marcados por uma banda sonora. Obrigado à Teresa por ter contribuido para esta: Klaxons, The Dears, Daniel Johnston, The Noisettes (esta foi minha. Reparei com agrado que já estavam a bombar nas lojas apesar de serem publicitados como a resposta britânica aos Yeah Yeah Yeahs ... pequeno exagero).

Diga-se em abono de toda esta exaltação com "london, london" (música de Caetano e uma excelente interpretação de Cibele com Devendra) que nesse fim de semana tocavam Jarvis Cocker a solo e Judy Garland reencarnada em Rufus Wainwright. Infelizmente certa cultura só se usufrui comprando bilhetes antecipadamente.


2007/03/05

A arte da fuga 

Sábado de eclipse. Sábado já se tinha eclipsado quando mudamos a estação para a Antena 2 e ouve-se Cinematic Orchestra. O Ricardo Saló tem um novo programa na Antena 2, deve ser ele de certeza. Pois a voz inconfundível materializa-se na "Fuga da Arte", provando que ainda há muita arte nalgumas fugas. Programas de autor como este fazem falta na rádio portuguesa e é com muito agrado que ouço a Antena 2 a expandir-se, qual universo, para novas sonoridades.


2007/03/03

Ó vizinho e a novela? 

"O seu nome é Deolinda e tem idade suficiente para saber que a vida não é tão fácil como parece, solteira de amores, casada com desamores, natural de Lisboa, habita um rés-do-chão algures nos subúrbios da capital. Compõe as suas canções a olhar por entre as cortinas da janela, inspirada pelos discos de grafonola da avó e pela vida bizarra dos vizinhos. Vive com 2 gatos e um peixinho vermelho..."
Este texto de apresentação do projecto Deolinda Lisboa descreve bem o espírito deste grupo: partindo de um género (fado) não muito fácil e algo fechado, conseguem criar óptimas canções, que nos falam de episódios do nosso quotidiano e da cidade em que vivemos, utilizando inteligência, bom gosto e um humor muito próprio.
Em palco, como se comprovou na passada sexta.feira no "Sítio do Cefalópode", passaram o teste com distinção: duas guitarrras clássicas, um contrabaixo e uma voz talentosa, foram os ingredientes suficientes para proporcionar um excelente concerto. Se com canções como "Movimento perpétuo associativo" e "Procissão" revelaram o seu lado mais humoristico,, foi com duas canções ditas "sérias" e mais afastadas do registo fadista, "Não sei falar de amor" e "Clandestino", que mais brilharam.
Num mundo cada vez mais uniformizado e cinzento, sabem bem ouvir projectos genuinos como este.
Não haverá por aí um editor visionário que os queira editar? Os nossos ouvidos agradecem desde já...
Mais pormenores sobre a banda e informações sobre futuros concertos em http://www.myspace.com/deolindalisboa
"Ó vizinho e a novela?será que ele ficou com ela?e eu não sei falar de amor..".
Aqui fica "Não sei falar de amor".


This page is powered by Blogger. Isn't yours?