<$BlogRSDUrl$>

2012/09/16

Beak> @ Maria Matos 

Beak> - Teatro Maria Matos, 14 de Setembro de 2012


Há coisas que só nos ficam bem admitir logo à cabeça. Este é um desses casos. Confesso, aqui e agora, que fui ver este concerto não por conhecer uma banda semi-obscura ou por particular amor ao estilo Krautrock, mas tão simplesmente por ser um side-project do gajo dos Portishead. Um simples caso de "star-struck" portanto.

Pouco conhecia, portanto, destes Beak>. Dei uma breve vista de olhos no último albúm em jeito de preparação para o concerto, li umas coisas na net, percebi que auilo andava pela linha do Krautrok à la Can ou Neu, e que por isso devia ter umas quantas linhas de contacto com o Third dos Portishead (embora, lá está, sem a voz, sem aquela voz).

Lá fomos então para o Maria Matos. Em palco, bateria, baixo / guitarra e Moog. O suficiente, portanto. Sonoridades negras, densas mas porvidas de um sentido ritmico e melódico intenso que as tornava hipnóticas e contagiantes. Música para fazer dançar a cabeça e não o corpo. Fica claro que não é uma musica para as massas, e que resulta muito melhor ao vivo que em disco.

Estranhamente, a sala relativamente pequena do Maria Matos estava apenas meia cheia. Digo estranhamente, pois se a banda é relativamente desconhecida e se a promoção foi praticamente inexistente, a velocidade com que os Portishead esgotaram salas sempre que vieram a Portugal levar-me iam a crer que haveria incautos suficientes para encher a sala apenas com poder da ideia de "é o gajo dos Portishead".


This page is powered by Blogger. Isn't yours?