<$BlogRSDUrl$>

2011/05/15

X-Wife @ Lux, 6 de Maio de 2011 

No Almost Famous há uma cena em que o Mentor / Critíco musical Lester Bangs instrui o seu jovem disciplo (que na prática seria a representação do realizador Cameron Crowe): para ser um bom crítico musical não pode deixar as bandas transformá-lo em fã.

Os X-Wife foram uma das poucas (ou se calhar a única) bandas que levou A Corneta a sério, concedendo nos uma entrevista em 2004 quando saiu o Feeding The Machine. E assim ganharam um fã e perderam um crítico objectivo.



Na passada sexta-feira, os X-Wife deram no Lux o concerto de apresentação do novo disco Infectious Affectional (que raio de nome...) e na minha condição de fã peguei nas minhas tamanquinhas, paguei o bilhete (uns modestos 12 euros, o que para os preços praticados nos tempos que correm se pode considerar uma pechincha), e lá fui alegremente para o Lux.

A sala não estava cheia, mas bem composta. Após um início afligido por deficiências técnicas (é o que dá baldar-se ao sound check e chegar à campeão), a coisa lá arrancou, com os X-Wife a tocarem todas as músicas do novo álbum. Como o material novo, tirando o primeiro single, ainda não era conhecido, o entusiasmo do público foi contido. Felizmente pelo meio e para o fim tocaram alguns êxitos mais antigos para animar a malta.

E no fundo, as novas músicas não se afastam muito do restante repertório. O mesmo estilo de rock "pós-punk" tingindo de electrónicas, as canções curtinhas (todas à roda de 3 minutos cada) e muito directas, as letras não muito elaboradas, etc... O novo disco também não é muito extenso, com o João Vieira (vocalista) a comentar que ninguém tem paciência para discos com mais de 40 minutos.

Não tendo sido nada de inesquecível, não deixou de saber bem sair a uma sexta e ir ver um concertozinho de rock para afastar os blues da velhice. Numa altura em que o sucesso de uma banda já quase não se consegue medir em discos vendidos, não deixa de ser digno de menção o facto dos X-Wife já irem no 4.º àlbum, em cerca de 7 anos de actividade.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?