<$BlogRSDUrl$>

2007/01/24

MPB.pt 

Respondendo ao simpático convite da Sofia, eis-me a iniciar a minha colaboração num blog sobre música...começando por propor um livro.
No livro "MPB.pt" (editora "Tinta da China") constam transcritas 16 entrevistas a músicos brasileiros concedidas ao programa de rádio "Pessoal e ...Transmissível" , da responsabilidade do jornalista Carlos Vaz Marques e emitido pela TSF.
Entre os entrevistados, para além de nomes consagrados como Chico Buarque, Milton Nascimento e Caetano Veloso, encontramos outros músicos não tão divulgados entre nós mas de excelente qualidade, como Edu Lobo, Chico César, Tom Zé e Hermeto Pascoal, provando que o filão da música brasileira é inesgotável.
Trata-se de um livro cuja leitura recomendo vivamente, para quem se interessar por música brasileira (ou, melhor dizendo, para quem gostar de música): podemo-nos deliciar com episódios como o encontro de Hermeto Pascoal com Miles Davis, a incapacidade do grande Tom Zé para fazer "canções bonitas", a recusa de Edu Lobo em aceitar o titulo de sucessor de Tom Jobim, o impacto que Ray Charles teve num jovem Milton Nascimento, ...entre muitos outros episódios.
O livro é acompanhado por um CD Audio, com excertos das entrevistas transcritas. No site da TSF, constam algumas entrevistas para audição: para despertar o apetite, sugiro a audição da entrevista a Tom Zé.
Aqui fica Elis Regina, cantando "Upa Neguinho, de autoria de Edu Lobo. Boas músicas para todos!


This page is powered by Blogger. Isn't yours?