<$BlogRSDUrl$>

2004/09/28

On y va ... (começou assim, não foi?) 

Feromona* duas semanas e alguns dias depois – a resenha da actuação no Santiago Alquimista dia 16 de Setembro

O convite partiu da Tasca, as Particulas fizeram companhia, havia muita gente da Vara na assistência ( e basta de self-referrals, eu sei que isto pode ser irritante).

O caso expõe-se em poucas linhas. Eu sabia que o Diego Armés (vocalista) , com quem cheguei a falar algumas vezes, tinha a sua banda - os Feromona – e que estava a tentar encontrar sítios para poder tocar. Engraçado, comentava isto o Bom Selvagem no final do gig, como uma banda estreante tem possibilidade de aceder ao mesmo palco onde tocaram os Durutti Column! Vá lá, em Portugal vão-se abrindo algumas portas para novos sons, novas bandas e o bar Santiago Alquimista tem a sua quota parte nesta divulgação.

Confesso, as expectativas eram baixas. Isto de bandas de amigos pautam muitas vezes pela falta de preparação, bastante desafinação, instrumentos freaks e mesmo abuso de covers (até nas outras, supostamente profissionais, e não de “amigos de amigos”) . Por estas razões estava naquela atitude de “isto vai ser meio banhada” Muito pelo contrário.

Aliás digo que o principal trunfo desta banda é que o que se viu (ouviu) é fruto de muito trabalho: em horas de ensaio, preparação do som, da voz, do alinhamento dos temas. Entradas sempre a tempo, bateria acertada, sem desafinações ou passos em falso. Muito bem treinadinho rapazes! Poderão julgar que isto é irrisório mas acho que para concerto ao vivo essa segurança só vem de quem realmente trabalha e investe, e a vossa banda parece-me bem acarinhada.

Da performance gostei principalmente dos temas cantados em português, como nos posts da Vara; o “Paquiderme magrinho “ (como disse o Sr. cHOURIÇO e muito bem, a lembrar um “Chico Fininho”), “Crocodilo” ou “ Mustang”. As letras estão geniais com um humor acutilante que trespassa ainda mais pela atitude do Diego em palco. Gostei também que houvesse espaço para a improvisação. Pensar que se pode fazer tanto com uma guitarra só com um pedal ou mesmo do momento do baixo com arco (reminiscências ali de Doors, ou mesmo prog-rock).




Uma belíssima foto com a dévida vénia ao blog UMA POR ROLO (mesmo que roubada sem autorização).



Os Feromona contam já com um single, o “Baton Original” (com mil perdões pela confusão anterior...) que não me parece a escolha mais acertada para introdução da banda (pelo que vi já tem videoclip). Com um ritmo a lembrar um pouco ska não se acaba por perceber a letra (mesmo que em português), de que fala, para onde vai. Há outros temas bem mais fortes. Da participação de cada elemento pareceu-me que a bateria (André Armés, claramente dos três o que tem a técnica musical mais apurada) acaba muita vezes por abafar guitarra e baixo, ao ponto que em temas mais calmos estar uns bons decibéis acima do desejável. Falta-lhe um pouco de subtileza diria (não queria, mas vou utilizar o cliché, demasiado power). A solução parece-me simples: ou incorporam mais uma guitarra para “encher o espaço” e acompanhar uma bateria cheia de personalidade e força ou …tune it down. Pena também que o baixo (Cristóvão d’Almeida) só tenha mostrado as suas potencialidades lá mais para o final. Poderia ter sido uma actuação mais equilibrada. Fiquei com a impressão que a banda flutua por demasiados estilos (eu identifiquei ska, pedaços de reggae, cabaret, grunge puro, rock psicadélico) , muito mais que o chavão com que se definem - “o rock-zoófilo- urbano” - pode aportar. Se encontram uma corrente original nos bons temas (mais uma vez “Mustang”, “Crocodilo”) e se calhar esse é um caminho mais a apostar. Mas claro que admito que faz parte do gozo de tocar poder experimentar, mostrar as influências, não nego isso…

Não se leve isto muito no tom de crítica, como sempre, são apenas “impressões”, fundamentadas apenas por uma mão cheia de concertos que assisti, gostar de música e enfim, sensibilidade e bom senso à mistura (ah! ...um pouco de Jane Austen! Fica bem!).

Evidente que se apanharem os Feromona por aí não deixem de assistir que vale muito a pena.

* Definição : Las feromonas son sustancias químicas inodoras que nuestro cuerpo produce y tienen como única misión afectar nuestro comportamiento sexual y atraer al sexo opuesto. Son captados por el órgano vomeronasal (OVN), alojado en nuestra nariz,… ui ui


This page is powered by Blogger. Isn't yours?