<$BlogRSDUrl$>

2004/08/27

Música online 

Encontrei este artigo no Diário digital cujo o apelativo título era "Sonic Youth disponibilizam álbum na Internet". Movida pela curiosidade, mais bem pela forretice, fui ao site da editora norueguesa Small Town Super Sound. Com alguma desilusão reparei que o se disponibiliza é o download deste novo álbum dos SY em conjunto com o saxofonista sueco Mats Gustafsson(o Hidros 3) . Lá foi ler a notícia de novo e realmente é o que diz lá. Disponibiliza-se o download não o álbum... Mas achei interessante ver como uma editora põe o preço por tema, baseado na duração, sendo possível fazer o download do álbum todo. A mecânica da coisa.

No caso dos SY a comprar o trabalho inteiro custa-nos 13,14 Euros = 110 NOK (sendo que um Euro equivale a 8,36 Kroners Noruegueses). Se fizermos download um a um fica mais caro, 132 NOK = 15,79 Euros, ok isto faz sentido, mas sempre abaixo do produto físico (que é 160 NOK). Se quisermos, por exemplo, o último do Jaga Jazzist o Magazine já baixa para 8,24 Euros, provavelmente porque são da "casa". Consinderando-me enventual consumidora de um deste tipo de serviços reparo que que tenho um preço psicológico ali por volta dos 10 Euros, ou seja, levaria os Jaga mas não os Sonic. Ainda há outro álbum interessante interessante , de Ken Vandermark e Paal Nilssen - Love, free jazz ------------ > (recebemos um mail que gentilmente nos indicou o erro. Não há cá jazz electrónico nenhum).Os previews são tão minúsculos que não são estes que te levam a decidir se sim ou não.

Mas tudo isto empalidece perante a facilidade com que podes arranjar música totalmente grátis pelos suspeitos do custume. Se calhar tem é que haver uma re - educação por parte dos consumidores, tendo em conta que a grande parte dos músicos (falo dos portugueses) não vê tusto do seu trabalho e vão ganhando (?) a vida em concertos.

Sem dúvida que o futuro passa por aqui. Se pensarmos em fenómenos como o i-tunes que vendeu 70 milhões de músicas o ano passado vemos claramente que o futuro é já hoje.

Como farão as editoras portuguesas?


This page is powered by Blogger. Isn't yours?