<$BlogRSDUrl$>

2004/06/22

Porque Junho é mês de estudo 

Depois da queima das fitas, Junho é para muitos estudantes universitários um mês passado a estudar. Felizmente, já lá vai o tempo em que assim era também para mim. Quando estudava, gostava de ouvir música, mas tinha que encontrar algo que ajudasse à concentração, o que nem sempre era fácil.

O disco preferido das minhas sessões de estudo nocturnas era este:


Mayden Voyage
Herbie Hancock – Mayden Voyage


Costumava deixá-lo em repeat e ouvi-lo uma boas 6 ou 7 vezes de seguida.

Herbie Hancock têm uma carreira discográfica com já cerca de 40 anos, uma vez que começou a gravar como líder para a Blue Note no início dos anos 60. Curiosamente, este Mayden Voyage, de 1965, é tido como a sua obra prima do período bop dos anos 60, antes de se virar para as fusões a partir dos anos 70, e mesmo como um dos pontos altos de toda a sua carreira.

Parte da magia deste disco passa por aquela característica que distingue os grandes discos, e que é de ter música que é de alguma forma inovadora ou diferente e ao mesmo tempo ser algo a que se consegue aderir com muita facilidade. Como diz o all music guide, encontra-se aqui um equilíbrio perfeito entre jazz lírico e acessível e Hard Bop mais ariscado.

Agora que já não passo as noites de junho a estudar, encontrei outro uso para o disco: é excelente para ficar a ouvir às escuras e com as janelas abertas em noites de calor. Experimentem!


This page is powered by Blogger. Isn't yours?