<$BlogRSDUrl$>

2004/06/08

Chamem a enfermeira 

Saiu ontem o novo álbum dos Sonic Youth o Sonic Nurse (incrível as declinações que a palavra sonic deu origem: guitarras sónicas, distorções sónicas. É uma imagem de marca hoje em dia). Ainda não o comprei, estou com esperança de encontrar preços mais friendly em Londres, mas pelo que li nas críticas (AMG, Pitchforkmedia, saiu também um artigo no DN+ deste sábado) é um trabalho na linha do Murray Street, onde embora não haja nada de verdadeiramente inovador nota-se o aperfeiçoamento do som, da técnica, da tal distorção sónica (de Lee Ranaldo e Thurston Moore). Não escapou aos ouvintes de Murray Street que este era um álbum muito mais audível e low-key, agradável se quisermos, sem comprometer a história ou o percurso da banda. Acho que tem sido um limar do som, que o torna mais melódico. Já estou com imensas cócegas para comprar o novo mas vou esperar uns dias.




Já que estou no assunto, no outro dia tive oportunidade de ouvir uma curiosidade histórica da banda, neste caso um dos muitos projectos paralelos, desta vez só com Thurston Moore e Kim Gordon. Chamou-se Ciccone Youth e deu origem a apenas um trabalho, o The Whitey Album (1988). A palavra Ciccone aponta para uma homenagem (ou sátira? sim, que lá pelo meio há um March of the Ciccone Robots ) a esse ícone dos 80's a Madonna, mas há muitas mais: o Moby-Dick de Melvile, Macbeth de Shakespeare, o grupo Krautrock Neu, etc. Uma espécie de melting pot de referências culturais, onde se destacam alguns covers que receberamm o devido tratamento sónico. Surpreendeu-me muito ouvir Kim Gordon na sua voz monocórdica e blassé cantar "Addicted to Love" do Robert Palmer ou a versão adulterada de "Get into the Grovey" que Thuston Moore fez do clássico da Madonna. Aliás se esta fosse editada hoje em dia, chamar-lhe-iam um monumento electroclash, uma canção pop marcada pelo som de sintetizadores que nos faz lembrar uma Peaches, o que a torna quase ...contemporânea (engraçado isto das voltas e dos revivals, mas desta vez em sentido oposto).




Já sei, haverá os que dirão : "só agora?". É assim, estamos sempre atrasados no que toca à música, e quanto mais escavas mais descobres a tua própria ignorância.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?