<$BlogRSDUrl$>

2004/05/20

De como de vez em quando se fazem bons negócios 

Hipnótica – Lux – 18 de Maio de 2004

A esmola parecia grande demais, e já se sabe que quando assim é, o cego desconfia: o cartaz anunciava uma “double-bill” de concerto dos Hipnótica e DJ Set de Wolfgang Schlogel (dos Sofa Surfers), com oferta do CD “Reconciliation” (último trabalho do grupo) na compra do bilhete. E como se não bastasse, segundo o Y da passada sexta-feira, o bilhete custaria apenas 10 Euros.

Custava-me a acreditar que 10 Euros desse direito a concerto no Lux e CD, sobretudo porque das últimas vezes que lá fui ver concertos, paguei entre 15 e 20 Euros, e ninguém me ofereceu CD nenhum... de qualquer forma, apesar de pouco saber sobre os Hipnótica e de não ter ficado muito impressionado pelo que tinha ouvido na radio, as boas críticas que eles têm recebido e o cheiro a “pechincha” levaram-me a ir até ao Lux, ainda que o facto de se tratar de uma noite de terça-feira e a fama de desrespeito dos horários dos concertos da casa não ajudassem em nada à festa.

Os Hipnótica revelaram-se uma excelente descoberta. Actuando na mesma área nu-jazz a que estão associados os Cinematic Orchestra (que, confesso, tanto aprecio), conseguem contornar habilmente aquela sensação de “Deja Vu” de que me queixava na análise recente ao disco dos Skalpel. Contornam-na recorrendo à voz, à preponderância dos instrumentos acustícos sobre os efeitos electrónicos, e sobretudo ao espaço que é deixado ao saxofone para brilhar (embora isto tenha talvez sido mais aparente no concerto que no disco propriamente dito). O som tende assim a ser sobretudo um jazz próximo do bop e por vezes do free que é tingido de pinceladas electrónicas e não o contrário.

No Lux estava muito pouco público, muito menos do que os Hipnótica mereciam. Mas talvez os poucos que lá estavam tenham sido beneficiados pela ausência de muitos outros, pois talvez assim o efeito mágico, contemplativo, introspectivo e planante da música tenha sido amplificado pela sensação de calma que reinava na sala semi-vazia.

Um bonito concerto a meio da semana, bom para retemperar energias para o trabalho. Por um baixo preço e ainda com oferta de CD. Que mais pode um homem querer numa noite de terça-feira?

Quem sofreu com a escolha de dia acabou por ser Wolfgang Schlogel, pois no fim do concerto pouco foi o público que restou para assistir ao seu DJ Set...

Para ouvir uma amostra dos Hipnótica, clique aqui.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?