<$BlogRSDUrl$>

2004/04/01

Revisionismo histórico... 

Esta noite, a seguir ao jantar, instalei-me confortávelmente no sofa da sala, e a meio do processo de zapping deparei-me com um documentário sobre o Grunge no VH1. Apareciam músicos conhecidos (Thurston Moore, Billy Corgan, Kim Tahyil) e grungers de segunda linha (Tad Doyle dos Tad, King Buzzo dos Melvins, Van Conner dos Screaming Trees etc...) a falar sobre o movimento na cena de Seattle em inícios de 90. O documentário em si não era nada de especial, mas fez me ir à caixa dos CDs esquecidos buscar isto:


Sub Pop 200
SUB-POP 200


A compilação de apresentação da SUB POP, editada em 1988 e que contava já com muitas das bandas que daí a uns anos seriam famosissimas: Nirvana, Soundgarden, Mudhoney, Screaming Trees, The Walkabouts, Tad, e outros que acabaram por nunca chegar tão longe...

Esta compilação era rarissima até o grunge explodir, depois foi re-editada, mas ainda assim era difícil de encontrar à venda num Portugal de tempos pré-amazon, e por isso durante um tempo foi uma espécie de joia da minha coleção de grunge... Ora é precisamente aqui que queria chegar. 10 anos depois, muito neste disco me parece bastante mau, e interrogo-me como poderei alguma vez ter tido paciência (e mesmo muita vontade) para o ouvir... há que reconhecer que este disco envelheceu malzito! (isto sem descrédito a trabalhos posteriores de algumas das bandas...)

Para espairecer fui ouvir o Badmotorfinger dos Soundgarden (na época era um dos meus discos preferidos). Fiquei aliviado ao constatar que esse, felizmente, envelheceu bastante melhor.

Será que daqui a 10 anos alguém vai reviver o grunge numa mutação Electroqualquercoisa?



This page is powered by Blogger. Isn't yours?