<$BlogRSDUrl$>

2004/04/19

O Concerto dos fãs 

Tindersticks, Coliseu de Lisboa 16 de Abril 2004

Como na piada era uma vez um rapaz que só tinha os dois primeiros álbuns, um que não tinha nenhum, e uma que tinha uma discografia mais completa, mas elás, não o primeiro álbum. Quem gostou mais do concerto de sexta feira? O que tinha os dois primeiros álbuns saiu de lá a esfregar as mãos de contente já que dos 18 temas apresentados, 13 (13 bolas!) eram dos dois primeiros (a saber, que eu dei-me ao trabalho: "City Sickness"," No More Affairs"," She´s Gone", "Buried Bones", "Tiny Tears", "Cherry Blossoms", "El Diablo en el Ojo", "A Night In", "Raindrops", "Whisky and Water", "Blood", "Travelling Light", "Patchwork"). O que não conhecia nada achou tudo meio parecido ainda que bom (a esta altura comparações a Nick Cave e Velvet Underground pelo órgão estavam no centro da mesa). A, à falta de melhor descrição, idiota que foi investindo sempre na banda achou que foi excelente, ainda que rogando certas pragas - porquê só os dois primeiros? Dizem que foi um concerto para os fãs. Desculpem lá, mas verdadeiros fãns são aqueles que gastam do seu guito cada vez que sai um álbum novo, sim inclusive o Can Your Love. Este, no mínimo, foi para os que gostavam Tindersticks versão 90's. O verdadeiro fã, vulgo eu, ficou com uma sensação de ter sido algo defraudada. Prontos(s) Stuart eu não tenho o Tindersticks (I) ! Estás contente? Como pudeste querer castigar-me por este pequeno deslize???

Tour de France

Aparte destas considerações algo egoístas sexta feira apresentou-nos uns Tindersticks versão mais redux que da última vez que os tinha visto (secção de cordas apenas o Dickon Hinchliffe no violino), luzes cuidadas para o cenário intimista (tons quentes de vermelho e laranja a combinar com a torrente de blood que saltam das letras) , uma casa meio cheia, mas cheia de fãs é certo, que reconheciam às primeiras notas todas essas imensas canções do primeiro álbum (foi mais neste ponto que me senti idiota, eu, a vulgo fã, não reconheci quase nada…). Se houve um momento de comunhão em que músicos e audiência partilham esse espaço de identificação, foi o "Tiny Tears" seguramente. Pareceu-me, se calhar para outros foram outros temas…

O concerto, incluído no Galp Lounge Tour, era para durar pouco. 20 Euros é uma hora a tocar e já vais com muita sorte. Mas o público bateu pé (literalmente), quis mais, e dos 3 encores e palavras quase inaudíveis de Stuart Staples parece que eles gostaram, e muito, também.

P.S.: Fiquei cheia de vontade de adquirir por vias legais o Tindersticks (I)


This page is powered by Blogger. Isn't yours?