<$BlogRSDUrl$>

2004/04/20

I see explosions in the sky 

Conotados com a família post-rock /guitarradas a par dos Mogwai e dos GYBE! (Goodspeed You Black Emperor! ) os Explosions in the Sky são um quarteto do Texas a dar nas vistas no terreno do rock experimental. Estão na "família" no sentido em que apresentam também temas longos (neste trabalho 5 com mais ou menos 10 minutos cada), composições assentes em guitarras, sem voz, quase um trabalho orquestral que vai criando ambientes e texturas.


Na realidade, o que mais me recordou ao ouvir Earth is not a Cold Dead Place foi o LC dos Durutti Column. Há também um optismo que perpassa pelos temas. As melodias são delicadas, os tais rendilhados de guitarras que denotam muito cuidado e os momentos explosivos aqui são mais controlados e raros ( por exemplo, no final de "The only Moment we were alone", ou a bateria a marcar crescendo de o "Your hand in mine"). Não há tanto a habitual viagem tipo montanha russa de "quiet/loud/quiet". Outro facto interessante é que cada tema parece querer contar uma história. Reparem nos nomes: "The first breath after coma", "The only moment we were alone", "Six days at the bottom of the sea", .... Engraçado que vim a confirmar esta minha impressão numa entrevista que a banda deu aqui.

É daqueles álbuns que dá para a contemplação. Não é para ouvir a dois, ou num bar, mas antes numa solidão que vem só de olhar para o céu . Imagino nebulosas.







This page is powered by Blogger. Isn't yours?