<$BlogRSDUrl$>

2004/03/10

Ken Vandermark ao vivo no Maria Matos 

A Blogoesfera musical é de facto uma ferramenta espantosa para boas descobertas. Até à semana passada nunca tinha, na minha santa ignorância, ouvido falar de Ken Vandermark. Foi através de um blog que fiquei a saber que viria a Portugal para um concerto, que esse concerto seria interessante, e foi a partir dessa informação que decidi ir ver o concerto.

Ainda que entusiasmado, não deixei de fazer as minhas pesquisas, através das quais fiquei a saber que Ken Vandermark é um saxofonista prolífico, que lidera vários projectos na área do Free Jazz, e que tem merecido bastante reconhecimento pelo seu trabalho. Saber que se tratava de um concerto de Free Jazz deixou-me algo apreensivo, pois embora tais concertos resultem muitas vezes em coisas bastante interessantes, não são raras as vezes em que o espectador se depara com autênticos ovnis sonoros, dissonantes e distorcidos, impenetráveis para ouvidos menos “Frees”, como o meu....

Neste caso não houve lugar a qualquer arrependimento. Ken Vandermark e o seu trio Tripleplay (Nate McBride, baixista e Curt Newton, baterista) presentearam-nos com um concerto magnífico. Já antes tinha reparado que no Free Jazz se dá uma maior importância ao conjunto sonoro que aos solos individuais dos diferentes músicos quando comparado com concertos de Jazz mais ao estilo do Bop... neste caso o ênfase no todo e no som do conjunto foi notório. Gostei particularmente da forma como o Saxofone alternava entre o espaço e a sobreposição aos outros instrumentos, e como era por vezes empunhado e tratado com ferocidade, como se de uma arma se tratasse.

Embora a casa estivesse apenas meia cheia, o público rendeu-se à banda e a banda ao público, o que é sempre bom quando acontece, e acabou por dar lugar a um encore com uma composição de Don Cherry que resultou apaziguadora depois do tormento sonoro que a tinha precedido...

O meio cultural lisboeta acaba por ser relativamente pequeno e outros blogs amigos, como a forma do jazz ou a ampola marcaram presença no concerto. Um dia temos que aproveitar estas ocasiões para nos conhecermos em pessoa.

Ao estilo do Prof. Marcelo, como nota final deixo uma chamada de atenção para a entrevista do Público a Ken Vandermark, no passado sábado.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?