<$BlogRSDUrl$>

2004/03/09

Ever Get the Feeling You’ve Been Cheated? 

Com esta frase no concerto de São Francisco Johnny Rotten terminava a digressão dos Pistols pela América...

Hoje em muitos blogs (por exemplo, neste nosso amigo) fala-se do fim da Voxx e da Luna. Já é madrugada, e eu devia escrever sobre o concerto de Ken Vandermark na passada Quinta-Feira, até porque é uma posta merecida e que já está mais que atrasada. Vai ter que ficar para a próxima...

Como em incontáveis madrugadas antes desta estou a ouvir a TSF. Mas há uma diferença para essas incontáveis madrugadas: se antes a TSF era a rádio em que se podia ouvir a melhor música pela madrugada fora (cortada, é certo, pelos blocos noticiosos e pela publicidade para mentecaptos, mas ainda assim a melhor música), hoje terá provavelmente a pior... (neste preciso momento estou a ouvir a Shakira e a perguntar a mim próprio porque raio não me levanto da cadeira e não ponho um disco decente a tocar... suponho que há que manter um nível de agressividade adequado para conseguir chegar ao fim deste texto...).

Não me espanta que a Voxx ou a Luna fechem as portas. Não estranho mas entristece-me. Em ambos os casos o problema parece-me ter sido uma estratégia mal direcionada. A Voxx (e antes dela a Xfm) nunca soube encontrar um equilibrio saudável entre novidade, alternatividade, inovação e apelo a um público um pouco mais vasto. Sempre me pareceu que a ideia era dobrar o público à rádio e não a rádio ao público. No mesmo nicho de mercado, a Oxigénio, que surgiu bem mais tarde, não parece ter problemas em afirmar-se. No caso da Luna, porqué ter uma rádio tão colada à Antena 2, que já estava estabelecida no seu nicho e conta com o inesgotável bolso público para se financiar? Uma aposta clara no Jazz, que é (já o disse aqui) o grande nicho por explorar no actual panorama radiofónico, talvez tivesse sido a solução...

O amigo CC tem razão quando afirma “O curioso é que, sob a capa da maior oferta de bens, se assiste cada vez com maior frequência ao fim de projectos que estão nas margens da unificação cultural.” Ever get the feeling you’ve been cheated?

Todos os que gostam de boa música em Lisboa ficaram mais pobres. Corta-se o acesso gratuito a boa música e impõe-se a ditadura das playlist patetas às massas. Não se admirem portanto que quem gosta de música a sério recorra cada vez mais ao MP3 e ao file sharing. Esse ao menos é de borla, por enquanto (embora também ele seja cada vez mais ilegal).


This page is powered by Blogger. Isn't yours?