<$BlogRSDUrl$>

2004/02/19

A Grande Cena (ou, sem jeito, uma declaração de amor musical) 

Já se começam a contar os dias até o 11 de Junho, data em que os de novo reunidos Pixies nos visitam e a segunda que os vejo. As memórias desse primeiro concerto já estão muito esbatidas. Lembro-me do forte cheiro adocicado do Coliseu, sim, quando se tem 14 anos estas impressões olfactivas são as que permanecem por mais tempo. Mas adiante...

Para ser sincera, o resto do cartaz do Super Bock Super Rock a mim não me diz nada (Avril Lavigne, Korn, Linkin Park e Nelly Furtado), tal como o Rock in Rio . Tenho, como dizer isto, curiosidade em rever Guns & Roses, parece que há um novo álbum a sair, ou mesmo Metallica. Resta saber a programação de música electrónica para ver se vale a pena pôr lá os pés.

De qualquer forma estava desesperançada. Pensava que não seria possível. Afinal a petição deu os seus frutos!

Ainda hoje estava a ouvir Death to The Pixies (há que gostar destas ironias) e notei que certos temas têm aquelas entradas geniais marcados pelas linha do baixo da Kim Deal ("Gigantic", "Monkey Gone to Heaven", "Tame", "Debaser"). Pensamentos banalizadores como estes são o meu aval que não é apenas mais uma boa banda. Por exemplo, foram em grande parte os Pixies que criaram o espaço para que surgissem outras bandas como os Nirvana (o "Smells like teen spirit" foi considerado uma homagem pelo Cobain), os Smashing, mesmo os Sonic Youth (apesar de serem mais ou menos contemporâneos). Que o Chien Andalou que se fala no "Debaser" é a famosa curta-metragem do Dalí e Buñel, famosa pela cena em que se corta um olho com uma navalha (o olho era de um burro, vim mais tarde a saber, mas a curta é impressionante). Que o Frank Black (Black Francis) escrevia as letras com auxílio de um espelho No outro dia, estava o Tiago a contar que foi ver um concerto dos Frank Black & The Catholics aqui há uns anos, morno, chato, até que o homem decide tocar acho que o "Here comes your man" e a multidão delira. É Pixies que queremos.


Pixies
(também eu estou surpreendida)



Factos que reunidos sempre me foram confirmado porque é que eu ainda os ouço obsessivamente desde os 13 anos. São simplesmente a melhor banda rock.


"The Pixies live are visceral and VERY demanding. You can lose yourself in the reverie, and never be found again" (Dele Fadele, 1991 Pixies European tour book)

Dizem que este é o site oficial - http://www.4ad.com/artists/catalogue/pixies/



This page is powered by Blogger. Isn't yours?