<$BlogRSDUrl$>

2004/01/19

To Rococo Rot – ao vivo na estação da Baixa-Chiado 

Para a passada sexta-feira estava anunciado um happening fora do vulgar: to rococo rot ao vivo no tunel da estação de metro da baixa-chiado. Não conhecendo a música dos TRR, guiei-me pela excitação em torno do acontecimento demonstrada por outros blogs amigos e fui à dita estação para assistir ao evento.

Em boa hora o fiz, pois foi uma coisa que não se vê todos os dias, mas que é de facto digna de se ver. Os músicos estavam instalados num dos patamares da imensa escadaria que desce da entrada da estação de metro no Chiado até ao nível das bilheteiras. Debruçados por cima dos seus laptops e outras caixas electrónicas, lançavam camadas de ritmos e pulsares inconfundivelmente electrónicos uns por cima dos outros. Enquanto isso o público, em grande número, acumulava-se nas escadarias que iam até esse patamar, e as escadas rolantes eram mantidas desimpedidas pela organização, para que quem quisesse chegar aos cais da estação o pudesse fazer.

A mistura resultou espectacular: o ar enchia-se de sons que de alguma forma pareciam pertencer aquele ambiente de túnel, o público agitava-se e aplaudia, e havia sempre quem passasse, alheio a tudo aquilo, e olhasse para todos os outros com o ar mais intrigado deste mundo. Ficou no ar o sabor de que ali tinha tido lugar arte e não entretenimento.

O evento chamava-se “em trânsito”. Não podia ter sido melhor escolhido. Tendo chegado atrasado, e face à impossibilidade de encontrar um lugar nas escadas a partir do qual pudesse ver o “palco”, a única solução que encontrei foi manter-me em trânsito entre 3 patamares das escadas rolantes, as quais percorri mais de 20 vezes.

Mais informações? Aqui e aqui. E também aqui, onde este senhor tem razão ao dizer que mais eventos destes são precisos, se faz favor.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?