<$BlogRSDUrl$>

2003/11/10

Colder – Again 

Hoje deixo na Corneta um disco que anda a atormentar o pobre leitor de Cds do meu carro há algumas semanas. Colder é na verdade um francês, de nome próprio Marc Nguyen Tan, designer de profissão, reconvertido agora em músico (o que aliás se nota na capa do disco, que na minha opinião é muito bonita, e a quem a foto não faz juz)Colder - Again.

Again é mais um disco que, como parece ter-se tornado inevitável actualmente, bebe a sua inspiração no anos 80. Porém consegue não cair nos excessos repetitivos electro-clash, uma vez que vai buscar a sua principal inspiração ao som dos Joy Division, uma influência que é notória no ambiente negro que envolve toda música e nas batidas, que apesar de electrónicas não disfarçam em nada a sua proveniência. É também notória a influência do dub e do reggae narcótico-electrónico ao estilo do som de Viena, na sua vertente mais negra, recordando os primeiros trabalhos dos Sofa Surfers.

No entanto, ao invés de se perder nestas influências, o resultado final é um álbum muito cool, algo minimal (o que se nota particularmente ao nível das letras) mas muito coeso e bem conseguido, algures na fronteira entre o rock e a música electrónica, que consegue cativar e viciar desde as primeiras audições quem goste deste género de sonoridades. Esta é uma música essencialmente nocturna, e na minha opinião é particularmente boa companhia para conduzir à noite (o que é uma das razões porque o Cd não larga o leitor do carro).

Este é também um daqueles discos sobre os quais dá particular prazer escrever aqui na Corneta, pois considero-o bastante bom, mas não o tenho ainda visto ser muito divulgado. No entanto, pelas críticas que tem recebido, aposto que vai acabar algures nas listas de melhor álbum do ano de muito boa gente.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?