<$BlogRSDUrl$>

2003/10/13

Radiohead + Sigur Rós  

Hoje no DN:

A encerrar as comemorações dos 50 anos da sua companhia, o coreógrafo Merce Cunningham estreia amanhã, na Brooklyn Academy of Music em Nova Iorque, o espectáculo Split Sides, para o qual pediu a colaboração de duas das mais criativas bandas do momento: os britânicos Radiohead e os islandeses Sigur Rós.

Cada um dos grupos contribui com uma peça musical inédita de vinte minutos _ que constituem as duas parte do espectáculo. Mas as surpresas não se ficam por aqui. Para o espectáculo estão também preparados dois cenários diferentes, concebidos pelos fotógrafos Catherine Yass e Robert Heishman, assim como dois conjuntos de figurinos assinados por James Hall e dois sistemas de luzes de James F. Ingalls. O modo como tudo isto se vai juntar é que é verdadeiramente original: todos os dias, antes do espectáculo, os espectadores são convidados a jogar os dados que determinam o alinhamento do espectáculo do dia seguinte _ assim se decidirá qual a peça que será primeiro, com que figurinos, cenário e luzes. A companhia terá então um dia para ensaiar a apresentação já que, no total, são possíveis 32 versões de Split Sides.

O norte-americano Merce Cunningham, a que o Wall Street Journal chama «o maior coreógrafo vivo», tem 84 anos e no seu currículo contam-se as controversas colaborações com John Cage ou Martha Graham. Hoje, continua a dizer que o que o move é a procura do desconhecido. «Há sempre alguma coisa nova», diz. «Não sei se a vou conseguir alcançar, mas continuo à procura.» Split Sides é mais uma tentativa. Na noite inaugural, Radiohead e Sigur Rós interpretam ao vivo as suas músicas.


Pois é, já tinha lido isto na Elle de Setembro (?!? sim é apenas pelas informações musicais que compro a revista e não pelo suplemento 280 tendências Outono/Inverno).

Amanhã passaremos a transcrever na íntegra os artigos da Economist sobre artes e espectáculos. Aposto que eles já sabem qual vai ser o álbum do ano.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?