<$BlogRSDUrl$>

2003/10/08

Mais Jazz na rádio 

Na passada Quinta-Feira, o Público noticiava que a Antena 2 vai apostar no Jazz como forma de se reposicionar no mercado e tentar atrair um público mais jovem. Ainda assim, a música clássica vai continuar a ocupar a parte de leão da programação.

Na minha opinião esta mudança só pode ser positiva. Há muito que me interrogo porque motivo não existe, pelo menos em Lisboa, nenhuma estação temática inteiramente dedicada ao Jazz?

No actual espectro radiofónico na Grande Lisboa, existem rádios temáticas para os mais variados estilos: o rock mainstream tem a Mega FM, Best Rock, Antena 3, a música de dança tem a Mix FM, a pop mais ligeira tem a RFM e a Comercial, a electrónica e novas tendências têm a Voxx e a Oxigénio, o rock independente e alternativo tem a Radar e a Marginal, entre outros exemplos possíveis.

No entanto o Jazz, sendo um estilo musical tão vasto, não tem actualmente sequer uma estação a ele dedicada. Sobram-lhe alguns espaços pontuais na Antena 2, na Luna e na Oxigénio, mas pouco mais.

Não me parece que esta falha se deva a uma falta de apreciadores do género em número suficiente para que um projecto nesta área possa tomar forma. Mas se esta experiência da Antena 2 for bem sucedida, estou certo que o Jazz vai começar a ganhar mais destaque nas nossas rádios...E se uma radio inteiramente dedicada ao Jazz se chamasse Corneta FM? (bom, como o nosso blog não é só dedicado ao Jazz, se calhar chamava-lhe Sax FM, e depois era tudo a fazer trocadilhos com o nome da rádio...)


This page is powered by Blogger. Isn't yours?