<$BlogRSDUrl$>

2003/10/09

Compilações mais compilações 

Tenho que confessar um fraquinho por compilações. Acho que a ideia de poder encontrar muita variedade sem ter que me comprometer com nenhum grupo em concreto é que me leva a comprar tantas. Normalmente acabo por me enganar, porque a regra 40/60 ocorre na mesma, só para aí 40% das músicas valem mesmo a pena…

Adiante, já tenho o último CD dos Gilles Peterson há algumas semanas e aqui parece-me que não se aplica nenhuma regra, talvez 90/10. Baseado no seu muito badalado e profícuo programa na BBC Radio 1 , Worlwide 3 apresenta um ramalhete de canções soul, funky com doses generosas de jazz à mistura. Gostei de quase todas. Aqui pode-se encontrar velhas referências como Marvin Gaye , Henry Mancini, James Brown (reformulado pelos Fantasista ) como grupos muito novos como os 2 Banks for 4, os Detroit Experiment ou Amy Winehouse. O senhor é conhecido pelo seu gosto eclético e eu concordo completamente. Além disso incluiu ainda “Poetry” uma das minhas faixas favoritas do RH Factor. E então onde estão os 10% mauzinhos? À conta de gostar tanto de soul/r'nb, Gilles lembrou-se de incluir Jermaine Jackson no estilo mais diabético que possa existir com “You like me don’t you” . Dispensava …


[ww]



Uns assalariados do Sr Gilles , os 4 Hero, que são editados pela sua TalkinLoud , também lançaram recentemente uma compilação dedicada anos 70 com muito groove e funk (Life:Styles). Nomes conhecidos nem um, muito melhor, porque é uma forma de divulgar evitando enviasamentos (como aquele meu à bocado com o Jermaine). È um objecto surpreendente que ainda estou a explorar.


[4 Hero]



Por último, que não é uma compilação mas antes uma reunião de amigos, ou de favores, os The Neptunes, a dupla mais influente e rica de produtores do momento, apresentam Clones. Ou se quisermos, são clones de todos os hits que eles ajudaram a criar para mais de metade dos músicos que estão no Billboard Chart norte americano. Assim fica reunida a nata do hip hop com Busta Rhymes, Ludacris, Snoop Dog, Nelly e ainda outra nata como Justin Timberlake, Kelis, etc, etc… Como não sou uma grande fã de hip hop metade do álbum é um pouco desperdiçado em mim embora reconheça que a faixa “Frontin” tem um beat contagiante e o Jaz – Z um rap mesmo bom. Aliás não resisto citar o artigo do All Music acerca do falsetto de Pharell Williams - It also must be said that no one else could make the line "And I was gon' tear your ass up" seem so charming. Surpreendente é encontrar lá para o meio algumas faixas bem mais rock com os High Speed Scene.


[ww]





This page is powered by Blogger. Isn't yours?