<$BlogRSDUrl$>

2003/09/10

DVD "Man with Movie Camera" 

Tinha mencionado nalgum post passado que estava com vontade de ver o DVD do “Man with a Movie Camera” de Dziga Vertov com banda sonora assinada pelos Cinematic Orchestra (já tinha comprado o CD). Felizmente, alguém percebeu a dica e aproveitou o meu aniversário para oferecê-lo. Este fim-de-semana, finalmente, consegui reunir alguns amigos para o seu visionamento.


[dvd]



Trata-se de um documentário, mudo, a preto e branco, mas com um toque de modernidade de tal forma avant garde que me deixou completamente estarrecida (afinal aquilo foi filmado em 1929). A história é simples, mostra o dessenrolar de um dia em Moscovo através do olhar do homem da câmara. Se quisermos esta é a personagem principal, a câmara e quem a manuseia - the absolute language of cinema - escreve no início em forma de manifesto. É que não só se vê o que o homem filma, mas como filma. Começa com o acordar da cidade ( “The awakening of a woman”), apresenta várias personagens desta cidade – mulheres, velhos, crianças (“Reel Life”) - mostra como trabalham(“Evolution”, “Work it”), como se divertem, como nascem (aqui vê-se tudinho)e morrem. Claro que escrito assim parece incrivelmente aborrecido, mas o realizador utiliza uma série de artifícios que transformam a realidade: still shots (espero não estar a meter a pata aqui com o termo, o que quero dizer são fotos, mostram-se mesmo os negativos), alterações na velocidade da câmara, imagens sobrepostas. Por exemplo, há uma cena fenomenal em que se mostra um comboio a passar a alta velocidade (para qual se vê enterrar a câmara na areia) que se vai distorcendo à medida que o comboio avança.


[dvd]



Claro que todas estas sensações visuais são aumentadas pelo score milimétrico dos Cinematic Orchestra. Aliás entre os presentes surgiu a discussão se o score foi feito propositadamente para o filme ou se aproveitaram faixas de outros álbuns. Foi um misto das duas, conforme o artigo do Bodyspace . A banda sonora começou por ser trabalhada em 1999, aproveitando-se alguns dos temas para o lançamento posterior de “Every Day” (“All that you give”, “Evolution”, “Man with movie camera”).

O Cd vale por si, é trabalho com grande unidade. É instrumental e funde elementos de jazz, orquestra e electrónica.

O DVD vale pela música, pelo filme e pela excelente fusão dos dois. Conta com dois mini documentários extra, o primeiro de uma actuação ao vivo na discoteca Cargo em Londres, que achei mesmo lamentável, basicamente só se vê as pessoas a dançar, não prestando qualquer atenção ao filme (imaginem passar isto num dos ecrãs do Lux, valoriza imenso o filme claro) e outro sobre a sessão que gravaram com a cantora Fontanella Brass.


[man with movie]
imagine por uns minutos que está a ver o dvd - faixa The awakening of a woman [Burnout]




Resto dos convivas são (muito) incitados (diria mesmo voluntários devidamente algemados) a deixarem as suas impressões aí na caixa de comentários.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?