<$BlogRSDUrl$>

2003/09/08

Carla Bruni – Quelqu’un m’a dit 


[the_thrills]


Quando, há coisa de um mês, o CD de Carla Bruni foi finalmente publicado em Portugal, insurgi-me com o destaque (a meu ver excessivo) que o mesmo recebeu na nossa comunicação social “musical”, num post intitulado “La Bruni”.

Na altura não conhecia o disco, e protestava apenas contra o destaque que lhe foi dado. Agora que já tive oportunidade de o ouvir com atenção, está na altura de deixar aqui um comentário, e um “mea culpa”.

Já não era sem tempo, que este disco fosse posto à venda por cá, uma vez que só foi publicado em Portugal vários meses depois de ter surgido em França e em muitos outros países. Faço um “mea culpa” porque o disco é de facto muito bom, com canções que primam pela elegância das coisas simples. As faixas são quase todas muito curtas, mas bonitas, com a voz sussurrante de Carla Bruni a merecer o destaque por cima de arranjos de guitarra mais ou menos minimalistas, na linha de outras “folk singer/songwriter” americanas, mas com o “twist” de todas serem cantadas em francês.

Se as canções são bonitas, o melhor mesmo são as letras, que para quem compreende bem o francês são, em algumas canções, como “Raphaël”, “Le toi du moi”, “L’amour” ou mesmo “Quelqu’un m’a dit”, deliciosas, cheias de humor, amor, jogos de palavras e rimas.

O disco resulta assim muito bom, e vale imenso a pena ouvi-lo. No entanto não deixa de ter as suas máculas: a voz de Carla Bruni, ainda que muito bonita, resulta sempre igual em todas as canções, assim como as canções são todas muito parecidas, o que faz com que o disco não tenha qualquer interesse para quem não se encante ao fim da primeira ou segunda canção, ou não seja um grande apreciador do género.

E é precisamente aqui que volto a bater no mesmo ponto: se o disco é de facto bastante bom, as críticas e o destaque que ele mereceu não deixam de ser bastante exageradas. Se é raro que uma modelo encontre no fim da sua carreira uma “reconversão profissional” tão frutuosa como esta, também me parece que a beleza e sedução de Carla Bruni lhe fizeram valer uma forte benevolência por parte dos "nossos" media especializados.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?