<$BlogRSDUrl$>

2003/09/16

Bootleg ou o faça você mesmo 

O conceito é simples, através de um programita informático (aonde é que já vão esses links …quem tenha o artigo que saiu no Y há cerca de um mês tem lá a informação toda) misturam-se duas ou mais músicas, escolhem-se os efeitos, passa-se a criação para um CD , o CD começa a rodar em festas caseiras e quem sabe, talvez chegue a uma rádio. È a receita do Dj caseiro.


[2 many Djs]



Um dos primeiros álbuns bootleg a rompeu o círculo da domesticidade foi o dos 2 Many Djs. Antes de escutar devemo-nos preparar para percorrer a auto estrada da saudade (bonita imagem) para enfrentar canções como o “Let’s get physical” da Olivia Newton-John ou “Atomic” dos Blondie e mesmo “Sweet Child of Mine” dos Gun’s & Roses . Eu não consegui conter alguns “ihhhh esta, há tanto tempo …”. Todas as canções originais continuam a ser muito identificáveis, ou seja, o “tratamento” a que foram sujeitas não altera a sua força.

A algumas mudaram um pouco fundo, alterações que são, sem dúvida, subtis. Só assim “Intergalactic” dos Bestie Boys consegue ser perfeitamente intercalada com o “Mediate” dos INXs, unidas pelo mesmo fio condutor que é o beat de fundo. O mesmo se passa com os Run DMC.

O outro tipo de mistura é mais flagrante, uma espécie de duetos imprevistos, como acontece com Blondie + The Hacker, Emerge +Guns & Roses. Queens of Japan + Physical. Nestes casos, mantêm-se as vocalizações das canções velhinhas que são enquadradas na instrumentalização do partner desconhecido.

O maior elogio que posso fazer ao resultado é que é harmonioso e flúi com naturalidade ( se pensarmos na matéria-prima vemos que havia muito por onde fermentar o caos) . Se é um acto criativo de salutar talvez já não concorde tanto porque o Cd vive dessa identificação primária com aquela canção daquele tempo. Não há um tipo de trabalho muito mais exaustivo em isolar o beat que por exemplo ouvimos em Sam The Kid.

Há imensos bootlegs deste estilo pela net, é só procurar. Este abaixo pode-se considerar uma espécie de “Eminem com todos”, mas literalmente todos, desde o tema do Benny Hill e do Knight Rider a pedaços de mariachi , clássicos ou jazz. É um pouco patético, mas divertido.

MARSHALL HAS BEEN DONE TO DEATH

Não consigo deixar de pensar que o “Venus in Fur” dos Velvet dava um grande bootleg… (aonde é que estão esses links?).


This page is powered by Blogger. Isn't yours?