<$BlogRSDUrl$>

2003/08/04

Um disco para ouvir no verão 


[bill]



Para ouvir neste verão de 2003, agora que as noites estão quentes e convidam a ser passadas fora de portas, nada melhor que recomendar um disco fresquinho e bem actual, uma vez que que foi publicado em... 1963!

O disco de que falo, é, claro está, o clássico Getz / Gilberto. Este é um dos álbuns de jazz mais vendidos de sempre, que ajudou a lançar a febre da Bossa Nova a nível mundial. Toda a gente já conheçe, sob uma forma ou outra, a maioria das canções que o compõem, de tanto que foram citadas e retrabalhadas ao longo dos anos. No entanto, este é o albúm em que elas aparecem na sua versão original, e todas soam belas, frescas e inimitavelmente cool. Canções como o inesquécivel "Girl from Ipanema", "Corcovado" ou "Desafinado" mantém-se actuais ainda hoje, 40 anos passados sobre a gravação do disco.

Ao longo de todo o disco, o saxofone de Stan Getz é muito económico, aparecendo apenas a dar as notas certas nos momentos certos, contribuindo assim para o tom cool, enquanto no piano e no "violão", Tom Jobim e João Gilberto dão o contraponto ritmíco e melódico perfeito às vozes de Astrud e João Gilberto e ao saxofone. Do todo resulta, como diz o All Music Guide, um daqueles raros discos em que o sucesso comercial é acompanhado do reconhecimento uniforme da crítica.

Do todo resulta um disco que parece ter sido feito de propósito para ser ouvido numa noite de verão, de preferência acompanhado por uma boa bebida e por aquela companhia mais "especial". Neste aspecto este disco é capaz de meter uma moderna compilação de chill-out a um canto, e é por isso altamente recomendado para este verão.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?