<$BlogRSDUrl$>

2003/08/05

The Necks 

Jazz em Agosto na Gulbenkian - 1 de Agosto

O festival de Jazz em Agosto é uma boa oportunidade para conhecer novos géneros de jazz, artistas que não são tão conhecidos mas que arriscam sair dos parâmetros tradicionais.

The Necks são tudo menos tradicionalistas. O trio que vem de down under conta com Chris Abrahms no piano, Tony Buck bateria e Lloyd Swanton contrabaixo. Pelo que li no folheto apesar de não fazerem publicidade são um dos grupos mais vendidos na área do jazz e são uma banda de culto na Austrália.

O concerto teve apenas um set e foi mesmo inesperado, pelo menos para mim. Começou suavemente com o piano, uma das mãos dava a melodia e a outra tocava acordes repetitivos. O baixo também tocava apenas algumas notas, de forma mecânica. O baterista limitava-se a roçar os pratos, pousando as baquetas nas bordas, de forma quase inaudível. À primeira vista tudo parecia descoordenado e dissonante, como se não houvesse comunicação. Este formato foi-se intensificado, cada um dos músicos tocando as suas notas, criando um ambiente sincopado. E o caos começa a fazer sentido. È uma espécie de crescendo, através de movimentos repetitivos mas que aumentam de intensidade, que envolvem a assistência num estado de transe. A bateria começou a ganhar mais protagonismo, utilizando mais de um tipo de baquetas para retirar sons estranhos mas integrados nesta celebração. Como uma onda, os sons elevam-se, de início um murmúrio, agora movimentos vigorosos e mais variados que formam novas combinações entre os três músicos. A intensidade volta a baixar e saímos da fúria. O set acaba. A viagem durou cerca de uma hora

Acho que não consigo expressar bem esta experiência, apenas que aquilo foi mais que jazz. Foi tribal, minimalista, hipnótico, mas sem dúvida alguma, surpreendente.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?