<$BlogRSDUrl$>

2003/08/19

Hype do Verão: Electropop 

Este Verão tem-se falado muito de electroclash, electropop, revivalismo anos 80. Cada vez que saio à noite é inevitável que se misture Despeche Mode, Human League, New Order. Talvez seja o resultado da saturação da música de dança actual, demasiado sintética e minimalista. Vejo que há uma apetência para voltar a dançar temas que se possam cantar, com aqueles refrões simples, aquele romantismo pop. Pelo menos são muito mais divertidos ... Nesse sentido David Fonseca foi um verdadeiro visionário com o seu tema "The 80's". Mas (in)felizmente este blog além de Moby free, é também David Fonseca free ( por lapso não ficou no header), por isso não lhe dou qualquer mérito. Cada um tem direito aos seus ódios de estimação devidamente injustificados.

É interessante verificar que este ano pelos festivais passaram os principais grupos ligados à renovação deste estilo. Felix da Housecat, Dj Kitten e Peaches foram ao CBT, Chicks on Speed ( e se calhar podem-se considerar também os 2 Many Dj's ) estiveram no Sudoeste. Na realidade não me parece que seja um estilo novo, apenas apanha alguns elementos dos anos 80 mistura outros et voilá...


Isto tudo a propósito de Peaches. Hoje à tarde estive a ouvir "The Teaches of Peaches", cd que saiu em 2002. Este ano vai sair o "Fatherfucker" ( já dá para ouvir algumas faixas através do Soulseek, é bem mais rock). A cantora canadiana parece-me muito mais que electro, aquilo dá uns laivos de garage-punk, rock, apesar de se manterem os sintetizadores ranhosos ( a soar a anos 80 quando os sintetizadores eram muito limitados), catchy rhymes, beat constante. [peaches] Algumas letras, na realidade todas as letras são explícitas, o que limita um pouco a experiência sonora, mas há que felicitar a autora por ter arranjado tantos sinónimos para a palavra pirilau (wad, dix, rod , dick, yada yada yada). A experiência é mais ou menos como ler o blog do O meu pipi, duas ou três são giras a partir daí já enjoa. De qualquer forma vale a pena ouvir "Fuck the pain away" , " Rock show", "Diddle my Skitle" ( aqui os sintetizadores em todo o seu esplendor). Apesar da letras a puxar para o ordinário há ali uma espécie de inocência porque tudo tem um ar artesanal e de verdadeiro gozo. E a Peaches , bem essa diz "I don't give a fuck..." ( é uma faixa do último trabalho que basicamente é ela a gritar isto durante 2 min).



Ao vivo deve ser giro, tive pena de não a ter visto no CBT.


Site oficial da Peaches


This page is powered by Blogger. Isn't yours?