<$BlogRSDUrl$>

2003/07/14

Um Nocturno para se ouvir a todas as horas 

Como já devem ter reparado aqui na Corneta gostamos bastante de jazz, e vamos, meio no esquema do amador, tecendo as nossas considerações sobre este meio.

Já tardiamente, uma vez que este CD saiu em 2002, vim encontrar o magnífico “Nocturno” de Bernardo Sassetti ao piano, acompanhado por Carlos Barreto, contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria. Facto curioso é que foi gravado na quinta de Belgais, um centro de estudo de artes que pertence a Maria João Pires e que fica perto de Castelo Branco. A gravação durou cinco dias e li que Sassetti utilizou um dos pianos da famosa pianista.





Nocturno é intimista, sofisticado, subtil e faz lembrar outros dois grandes pianistas – Bill Evans e Keith Jarret ( mas este tem a vantagem de não se ter de ouvir o “entusiasmo” de Keith Jarret durante as gravações). O CD apresenta cinco composições de Sasseti, das quais destaco “Reflexos” e “Sonho dos outros” ( se um dia se estabelecerem novos standards deste pianista português têm todos nomes bem bonitos).Há espaço ainda para dois temas do compositor catalão Federico Mompou.

Quando se compra um álbum de jazz, há sempre o receio da comprar uma coisa “esquisita”, de sair na rifa um álbum ultra experimentalista, quem sabe algo de free jazz que torne a audição difícil. Creio que aqui há que perder todos esse temores. É de agradável audição mesmo para aqueles que não gostam de jazz, sem comprometer o estilo ou execução técnica. È lírico e melódico, só como grandes pianistas podem transmitir. Não é à toa que foi considerado dos melhores editados em 2002.


Uma última nota para registar aquelas efemérides tristes. No domingo faleceram Benny Carter, um dos grandes do jazz que tocou e compôs para Count Bassie, Duke Ellington ou Dizzy Gillespie, e Compay Segundo, músico cubano popularizado pelo filme “Buena Vista Social Club”. Tinham ambos a provecta idade de 95 anos (a boa música, claramente, faz bem à saúde) e muito swing


This page is powered by Blogger. Isn't yours?