<$BlogRSDUrl$>

2003/07/11

Hail to Radiohead 

Radiohead não se discute com termos técnicos, nem vou tentar analisar no seguimento de que álbum vem o “Hail to the Thief” (será mais “OK Computer” ? será mais “Kid A/Amnesiac”?). Também me passa ao lado o título algo irónico, não é em Bush que eu penso quando ouço a música deles.





Talvez possa dizer que da primeira vez que ouvi este novo CD, não gostei logo. Como tudo o que é bom é-nos um pouco difícil…é preciso insistir e deixar as sonoridades ganharem corpo (parafraseando Santo Inácio - O essencial está na repetição). Aos poucos as músicas foram destacando-se e ganharam personalidade. Passei a reconhecer o piano do “Sail to the moon”, a letra do “I will”. Passaram a ser minhas.

A minha irmã numa observação algo infantil diz que não gosta deste tipo de música “triste”. Não há que negar que evoca algo perdido, infantil, interrogações acerca do futuro e do que nós somos. Não a consigo convencer porque gosto tanto disto. Mas de facto, o Kid A e o Amnesiac são dos poucos álbuns a que volto com frequência sem perder o gosto de reencontrar esta minha música (o The Bends ou Pablo Honey foram coisas deixadas para trás no tempo da adolescência, já não se enquadram).
Gosto imenso que seja uma música atravessada por sons que parecem sair do computador (bem literalmente devem sair…), que evocam futuros à Blade Runner dilacerados por sentimentos de desolação, de inadaptação. Quando ouvimos York a cantar everything in its right place não me parece que nada esteja no seu lugar certo, como se quisesse convencer de uma coisa que não pode controlar. Está tudo um caos. Quanto mais cirúrgico, mecânico o som mais desgarrado parece o homem. E é um conforto saber que há música triste, que me faz repousar os braços sobre o colo das pernas e fitar o vazio. Esta é a música que me justifica isso.

Suponho que mais gente deve sentir algo semelhante. Afinal o álbum está no nº1 dos tops britânicos há algum tempo e nos tops portugueses não tem estado mal. Viva a melancolia!


This page is powered by Blogger. Isn't yours?