<$BlogRSDUrl$>

2003/07/14

Estoril Jazz – Orquestra de Jorge Costa Pinto e Jean-Pierre Gebler Belgian All Stars 

Concerto no Parque de Palmela em 10 de Julho de 2003

O concerto do Estoril Jazz desta Quinta-feira oferecia um cartaz recheado, com a actuação de orquestra de Jorge Costa Pinto e de um grupo liderado por Jean Pierre Gebler e ainda uma “surpresa” mais ou menos anunciada sob a forma de um mini-set de antigos músicos da banda do Hot Club que na década de 60 tocaram com Jean Pierre Gebler.

Convém aqui deixar desde já clara a ignorância jazzistíca deste corneteiro, que não conhecia qualquer dos músicos cuja actuação estava prevista, e que até com um certo desdem pelo produto nacional pensava que a actuação da Orquestra de Jorge Costa Pinto “não devia ser grande coisa”.

Não podia estar mais errado. O mote para a actuação desta “big band” era a homenagem às Big Bands de “West Coast Jazz” das décadas de 40 e 50, e devo dizer que resultou numa muito agradável viagem pelo tempo, num concerto de cerca de uma hora em que houve tempo para os diferentes membros da banda brilharem com os seus solos e se reviverem alguns standards mais conhecidos. Os comentários constantes do maestro Jorge Costa Pinto entre cada música acrescentaram uma mais valia didáctica, que este corneteiro agradece. Afinal parece que às vezes o que é nacional é bom.

O grupo de Jean Pierre Gebler demorou algum tempo a subir ao palco e por esta altura já o vento e o frio típicos de uma noite de verão em Cascais, e que tinham passado o tempo a fazer voar as pautas dos músicos durante a actuação anterior, começava a incomodar bastante o público. A actuação foi um bom contraponto em relação à anterior, uma vez que se passou por algumas músicas mais melódicas, com bons solos de flauta, e também por alguns momentos mais “funky”. Infelizmente o vento, o frio e o adiantado da hora prejudicaram bastante a actuação. No fim da mesma, Jean Pierre Gebler anunciou que após uma rápida alteração no palco viria a “surpresa”. No entanto o público ou não percebeu que ainda haveria um terceiro set, ou simplesmente não pode suportar o frio por mais alguns minutos, e debandou massivamente, sendo este último set cancelado. No dizer de um dos músicos “Está um frio do caraças e já cá não está ninguém!”.

Em suma: uma noite musicalmente agradável a ser estragada por uma noite desagradável, típica de Cascais...


This page is powered by Blogger. Isn't yours?