2021/02/13
Chick Correa (12-06-1941 – 09-02-2021)
Num blog que cada vez mais se parece com uma página de necrologia, assinala-se a recentemente anunciada morte de Chick Corea (de cancro e não de Covid-19, o que não deixa de ser digno de nota nestes tempos difíceis).
Embora não fosse conhecedor da sua obra, tive oportunidade de assistir em 2 ou 3 ocasiões a concertos seus, dos quais gostei bastante. Recordo a postura simpática e relaxada em palco, tanto mais que a "aura"que o seu nome carregava lhe teria "desculpado" posturas mais altivas.
O seu percurso no mundo do Jazz moderno foi assinalável, ficando também para sempre associado ao "Miles Eléctrico" do final dos anos 60.
Aproveito para roubar descaradamente a homenagem feita por Gilles Peterson: "He is revered for some of the greatest jazz compositions of modern times, but possessed an inventiveness that saw him advance styles from classical to bossa to rock and more. Chick’s artistic capacity, across six decades, knew no bounds and expanded the horizons of the artists and fans who loved him"
Fica aqui o link para a playlist de homenagem.