<$BlogRSDUrl$>

2003/07/23

I want my MTV? 

Foi com expectativa e algum entusiasmo que assisti ao kick-off das emissões da MTV Portugal. Apesar de no meu entender a MTV já não ser o que era à uns anos atrás, a inauguração do canal em Portugal, com orientação para a divulgação de música e conteúdos do país em causa, não deixa de ser um facto significativo e importante para um país como o nosso.
Não deixei no entanto de ficar um tanto surpreendido com o facto de o inicio das emissões começar com um concerto dos Blind Zero gravado para específicamente aquele canal. Não que não aprecie alguma qualidade e empenho na banda do Porto, mas pelo facto de no meu entender uma banda ou artista português, cantando na nossa lingua, faria muito mais sentido. Afinal o português é uma lingua pouco falada na Europa, com particularidades conhecidas, e por tais factos penso que mereciamos que o inicio fosse em grande e que mostrasse mais do que é a música e a cultura portuguesa.

Acompanhei no entanto desde então no meu zapping diário (só depois das 9 da noite) alguns momentos da MTV Portugal. Estranhado no entanto o facto de nunca ter apanhado um único teledisco de uma banda Portuguesa...até ontem! Foram precisas sensivelmente duas semanas depois do inicio das transmissões para poder finalmente ver um teledisco português, e cantado também em português!
Pode ter sido azar, mas o que é facto é que me parece manifestamente pouco que um canal com o peso e o poder da MTV apenas passe tão exporádicamente música portuguesa. Isto já para não falar do facto de que nunca ouvi falar que existisse ou venha a existir nos tempos mais próximos, um programa apenas dedicado a artistas ou bandas nacionais. Por mais curto que fosse.
É claro que é positivo e importante que a MTV Portugal exista, dado o agora muito ligueiramente melhor (Sic Radical, Sol Música) panorama audiovisual português. Mas ao menos que mostre um pouco mais do que é nacional...a corneta e o resto dos portugueses agradecem!


This page is powered by Blogger. Isn't yours?